12 de junho de 2014
Palavra do presidente

O aumento das receitas operacionais nas empresas de serviço têm sido evidente. Em contrapartida temos notado a queda frequente nos resultados finais das atividades destas  empresas. Ou seja, temos mais receitas de serviços e menor lucro. Por que isso tem acontecido?

Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - Firjan, com dados fornecidos pela  Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico - OECD  testifica este quadro no país. Segundo eles, “o cenário recente da economia brasileira agrega baixos níveis de crescimento e de investimento com inflação elevada e deterioração do déficit em transações correntes. Estas características estão interligadas e são sinais evidentes da saturação do atual modelo de crescimento alicerçado exclusivamente no aumento da demanda por bens e serviços.” Mediante a isto, as condições de oferta ganham força no debate econômico atual, e no centro das discussões estão os chamados gargalos estruturais    “que resultam  em elevados custos de produção e baixa produtividade para as empresas brasileiras”  Ou seja, o custo unitário do trabalho no Brasil cresce enquanto a produtividade cai.

Podemos atribuir este fato a uma possível falta de planejamento das empresas de serviços no levantamento efetivo de seus custos de serviços prestados. Os valores são gerados sem que haja uma projeção prévia de custos, assim a empresa oferece um serviço por um determinado preço sem calcular se os honorários recebidos vão custear todas as despesas mínimas e necessárias para que aquele serviço seja executado.  É necessário que haja um cálculo do custo efetivo para que se possa formular corretamente os preços.

Diante deste quadro, o Sescap-Ldr, por meio de sua diretoria de comunicação e eventos, está elaborando um treinamento que atenderá Londrina e as principais cidades da base, para auxiliar nossos associados e representados de forma prática a projetar e formatar o preço ideal de seus serviços e honorários.

Em breve serão disponibilizados em nosso site.

Respeitosamente,

Jaime Junior Silva Cardozo

Diretor presidente do Sescap- Ldr

Palavra do presidente

Deixa o seu comentário