16 de maio de 2019
Comunicado Urgente 2019 / SINLAB/PR

Comunicado do Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas, Patologia e Citologia do Estado do Paraná (SINLAB/PR)

Londrina, 15 de Maio de 2019.

Prezados Srs. Proprietários e representantes,

Já foram iniciadas as negociações coletivas com os respectivos sindicatos de empregados de todas as regiões do Estado, excetuando-se àquelas em que o sindicato laboral não tenha enviado Pauta de Reivindicações dos Trabalhadores.

Ocorre que, por algumas divergências entre os interesses das partes, as negociações tendem a se arrastarem por alguns meses durante este ano de 2019, ultrapassando a data-base (01/05/2019).

Tais divergências ocorrem por razões diversas, ora por pedidos de reajustes, pela entidade laboral, com índices bem superiores à inflação, ora por exigências de implantação de benefícios, tais como Vale/Auxílio Alimentação, em regiões que ainda não possuem ou, ainda que possuam, o pedido de reajuste é também superior aos valores razoáveis, os quais, é de conhecimento de todos, inviabilizaria a continuidade da atividade da maioria das empresas ou, no mínimo, ocasionariam demissões em massa.

Não obstante, o SINLAB/PR vem trabalhando com bastante afinco e dedicação nestas questões, negociando e tentando convencer a classe laboral de que pior do que não ter benefícios (VA por exemplo) ou reajustes acima dos índices inflacionários, é não ter um instrumento coletivo no qual se basear para uma relação saudável entre empregados e empresas.

Ocorre que o insucesso nas negociações também se deve ao fato de que a maioria das empresas da categoria não participa das discussões e negociações, simplesmente sequer comparecendo às assembleias designadas para este fim, mesmo com as insistentes convocações pelo SINLAB/PR.

Quem perde mais com esta falta de representatividade e apoio são as empresas, pois o funcionário insatisfeito consegue um emprego melhor (ou permanece na busca de tal), não “vestindo a camisa” do laboratório, sempre insatisfeito com sua remuneração e condições de trabalho. A empresa não tem saída.

Diante disso, renovamos por este o nosso pedido para que as empresas da categoria em comento participem mais das negociações coletivas e dos interesses comuns da categoria, auxiliando o SINLAB/PR na busca de melhorias para o setor.

No entanto, para que se evite a geração de passivo trabalhista, em caso de sucesso tardio nas negociações, no sentido de haver a necessidade de pagamentos retroativos à data base, SUGERE o SINLAB que as empresas concedam antecipação de reajuste na data-base, considerando, ao mínimo, os índices inflacionários do período (INPC últimos 12 meses).

Importante frisar que tais antecipações sejam registradas em holerites como “ANTECIPAÇÃO DE REAJUSTE CCT”, para que não seja entendido como reajuste por mera liberalidade da empresa, o que obrigaria novo aumento quando da conclusão das negociações.

Agradecemos a atenção e compreensão de todos e aproveitamos para pedir que atualizem seus cadastros (telefones e e-mails) junto aos SINLAB/PR, pelo telefone 43 3324-7834 e/ou e-mail: [email protected]

Atenciosamente,

Carlos Roberto Audi Ayres